Estudos Bíblicos

Por que estudar a Bíblia?                                   

     Tal qual qualquer outro livro, a Bíblia pode e dever ser lida. Muitas intenções podem ser aplicadas à leitura dela. Pode-se ler a Bíblia para tomar conhecimento do contexto histórico nela apresentado; para obter esclarecimentos a respeito das narrativas que ela oferece. Também se pode ler a Bíblia para analisá-la em sua linguagem, gramática, em seu estilo literário. Ainda, pode se ler a Bíblia para buscar, verificar e encontrar nela falhas e imprecisões. Afinal, a Bíblia é um ecrito antigo, que levou séculos para ficar pronto, e que descreve e transcreve o modo de pensar e raciocinar de uma cultura milenar como a judaica.

     Na verdade, mesmo com tantos motivos para alguém querer ler a Bíblia, é necessário ter em mente que ela é uma escritura sagrada para os povos cristãos. Nesse sentido, a Bíblia tem sido lida -bem como explicada- como uma mensagem de caráter esípiritual, com a finalidade de revelar Deus ao seus leitores.

      Muitos não creem nisso. Entendem que a Bíblia é um livro como qualquer outro, passível de críticas literárias, históricas, políticas, sociológicas, psicológicas e outras de crivo científico. Nesss sentido, a Bíblia é um livro que serve apenas e tão somente para legitimar a existência da religião cristã e, para isso, ser utilizada para inculcar nas pessoas a questinável certeza sobre Deus e tudo o que envolve a experiência religiosa dos cristãos.

      No entanto, nada melhor há para conhecer a Bíblia do que ler o seu texto. Ler com vontade, com apreço, com curiosidade, com atenção. Como posso conhecer alguém se eu não conversar com esse alguém? Não uma conversa rápida, formal, curiosa, mas uma conversa intensa e constante, que dura uma vida toda. O convívio, melhor do que qualquer contato, produz pleno conhecimento sobre o outro, mutuamente. Assim é com a leitura da Bíblia: quanto mais eu a leio, mais eu conheço o seu conteúdo.

      Quer criticar a Bíblia? Então, leia todo o seu conteúdo. Há muitas edições da Bíblia em língua portuguesa, tanto de editoras católicas quanto protestantes, a grande maioria delas com traduções das línguas originais em que a Bíblia foi escrita (hebraico, aramaico e grego). Todas essas edições tem capítulos e versículos e contam com índices para auxiliar na procura de determinadas narrativas.

      O importante é ler a Bíblia. Na leitura dessa sagrada escritura você poderá conhecer a vontade de Deus para a sua vida, que outra não é senão que você seja feliz, sem se deixar levar por experiências marcadas pelo ódio, pelo medo, pela mentira, pela inveja, pelo preconceito, pela falta do amor.         

 

 

Rev. André Luiz Paes

Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Salto