EMANUEL - DEUS CONOSCO

 

   Entramos no período litúrgico chamado de Advento. É o tempo cristão de lembrança e preparação para as celebrações do nascimento de Jesus Cristo. Esse evento tem grande significado para o que queremos apresentar neste bloco a respeito do tema "Teologia". Para os cristãos, o "natal" representa a crença no nascimento do Filho de Deus no meio da sociedade humana. Ele é chamado de "Emanuel", que quer dizer "Deus conosco", ou "Deus entre nós". 

   O primeiro capítulo do Evangelho de João refere-se ao Verbo sempiterno que criou todas as coisas. É um prólogo para todo o tema a ser apresentado pelo quarto evangelho: Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio ao mundo para salvar aqueles que nele creem.

   Esse mesmo capítulo afirma que o "Verbo se fez carne e habitou entre, cheio de graça e de verdade". Nada mais revelador sobre a pessoa e a ação de Deus em relação a sua Criação: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

   Natal é isso! Deus entre nós, na pessoa de seu Filho, para trazer graciosa salvação aos seres humanos. Isso é teologia! A mensagem de que Deus revela seu amor para conosco vindo habitar entre nós, "cheio de graça e de verdade", para perdoar, reconciliar, salvar. É Deus bem perto de você, de mim, de nós, de qualquer pessoa...