História da IPI Salto

   No dia 19 de setembro do ano de 1982, iniciou-se um ponto de pregação na casa do nosso irmão José Maria Siqueira, à rua Joseano Costa Pinto nº 436, na Vila Flora, onde se reuniam vários irmãos oriundos de nossas Igrejas em Sorocaba e que haviam se mudado para Salto por motivos de trabalho. Recebendo assistência de irmãos da 1ª IPI de Sorocaba, ali permaneceu por um ano, com classes de estudo bíblico para adultos e crianças, que se reuniam dominicalmente.

   O ponto de pregação transferiu-se depois para a residência do nosso irmão Luiz Gonzaga Paes Vieira, no bairro da Estação, onde permaneceu por mais um ano. Posteriormente voltou a se reunir no primeiro endereço, à rua Joseano Costa Pinto, e foi então que a 1ª IPI de Sorocaba alugou uma casa à rua Santos Dumont nº 355, para abrigar os irmãos que iam se achegando. Ali foi organizada a Congregação Presbiteriana Independente de Salto, filiada à 1ª IPI de Sorocaba.

   Organizou-se lá uma Escola Dominical com classes destinadas a adultos e crianças. Organizou-se um coral sob a regência do irmão Joaquim que participava dominicalmente do culto de adoração. Havia reunião de oração às quartas-feiras, com estudos bíblicos.

   A congregação permaneceu nesse endereço até que se adquiriu um terreno à rua Joseano Costa Pinto, onde foi iniciada a construção de um templo, inicialmente constando de um salão de cultos e de 4 salas destinadas a classes da Escola Dominical.

   No dia 20 de março de 1988, a congregação foi transferida para as novas instalações, em clima de muita festa, gratidão a Deus e muita alegria, apesar de ainda estar o prédio em construção. Sentindo a possibilidade de organizá-la em Igreja, a diretoria da congregação enviou, através do conselho da 1ª IPI de Sorocaba, documento solicitando a referida organização.

   Assim, aprovado pelo Presbitério de Sorocaba, nomeou-se uma comissão para proceder o esperado evento. Veio então o dia esperado ansiosamente por todos nós. Esse dia foi o dia 12 de fevereiro do ano de 1989. Uma comissão constituída pelos Reverendos: Izaías Vargas Riveira, Aldo Antônio Gonçalves e José Ausberto Bressane e Presbíteros: Azir Garcia Vieira e Acácio Cagnôni e muitos irmãos de nossas Igrejas de Sorocaba veio até Salto para organizar a Igreja Presbiteriana Independente de Salto. Às 08h30 iniciou-se a reunião esperada em culto solene, que constou da seguinte programação: orações de gratidão e intercessão, cânticos pela mocidade, cânticos pela congregação, cânticos pelo quarteto masculino da congregação, leitura do salmo 100 e mensagem da palavra de Deus proferida pelo Pastor Rev. José Ausberto Bressane, incentivando os irmãos a serem firmes e constantes na obra do Senhor que aqui se iniciava.

   Às 09h30 iniciou-se a cerimônia de organização propriamente dita. O presidente da comissão chama à ordem para que se procedam os atos organizacionais e finalmente proclama-se organizada a Igreja Presbiteriana Independente de Salto.

   Foram arrolados como membros fundadores os seguintes irmãos, professos e não-professos (ou menores, como se costumava dizer):

Membros professos:

1) Adi Rodrigues Paes Siqueira

2) Ana Maria do Nascimento Evangelista

3) André Luiz Paes

4) Benedita Isabel dos Santos

5) Claudimir Albiero

6) Cleibe David Paes

7) Edna Bernini de Oliveira

8) Ely Bernini Prestes

9) Emanoel do Nascimento Evangelista

10) Ester Alves Correia

11) Genil Pereira de Castro

12) Gilvan Lourenço dos Santos

13) Gumercindo Lucas do Nascimento

14) Ildete Alves dos Santos Ferreira

15) Irma Fegadolli dos Santos

16) Jorge Bêda Ferreira

17) José Maria Siqueira

18) Maciel do Nascimento Evangelista

19) Manoel Evangelista Júnior

20) Manoel Paes

21) Maria do Pilar Guimarães

22) Maria da Rocha Lemos

23) Marlene Alves Correia de Camargo

24) Marli Aparecida dos Santos Albiero

25) Mirian Ribeiro Abdala

26) Nelson Martins de Camargo

Membros não-professos:

27) Amanda Lisiê Albiero

28) André Bernini Prestes

29) Daniel do Nascimento Evangelista

30) Denise Bernini Prestes

31) Ismael do Nascimento Evangelista

32) Israel do Nascimento Evangelista

33) Jaqueline Regina Paes

34) Jerusa Bêda Ferreira

35) Jorge Bêda Ferreira Júnior

36) Joseline Bêda Ferreira

37) Leila Cristina Paes

38) Letícia Bernini de Oliveira

39) Luiz Américo Bernini Prestes

40) Maíra Martins de Camargo

41) Marcela Fernandes dos Santos

42) Misael do Nascimento Evangelista

43) Mônica Bêda Ferreira

44) Mônica Fernandes dos Santos

45) Natália Cristine Albiero

46) Natanael do Nascimento Evangelista

47) Patricia Bernini de Oliveira

48) Patricia Fernanda Paes

49) Priscila Bernini de Oliveira

50) Rafael Martins de Camargo

51) Ricardo Bernini Prestes

52) Rodrigo dos Anjos

53) Selma Cristina Siqueira

54) Sérgio Augusto Siqueira

55) Suzel do Nascimento Evangelista

56) Viviane Lourenço dos Santos

   Então convocou-se a primeira reunião da Assembléia para a eleição dos oficiais que estariam à frente dos trabalhos de nossa querida Igreja. Decidiu-se então que seriam eleitos 3 Presbíteros e 2 Diáconos e 2 Diaconisas. Foram eleitos então os seguintes Presbíteros: Manoel Paes, José Maria Siqueira e Manoel Evangelista Júnior e os seguintes Diáconos: Jorge Bêda Ferreira e Claudimir Albiero e as seguintes Diaconisas: Ildete Alves dos Santos Ferreira e Marlene Alves Correia de Camargo. Resolveu-se que os oficiais eleitos seriam ordenados e investidos no culto que se realizaria à noite dessa mesma data.

   Às 19h30 desse dia 12 de fevereiro de 1989, a IPI de Salto se reuniu para o seu primeiro culto vespertino. Nesse histórico culto foram ordenados e investidos em seus respectivos cargos, os oficiais eleitos pela assembléia acima citada. Nesse primeiro culto foi batizado o menor Misael do Nascimento Evangelista.

   No começo do ano de 1990 iniciamos a construção do salão superior e, com muito esforço e dedicação de todos os irmãos e bênção do nosso Deus Eterno, conseguimos concluí-lo e passamos então a adorar o nosso Deus num espaço mais confortável. O salão inferior ficou, então, como salão social e salas para as classes da Escola Dominical.

O primeiro pastor de nossa Igreja foi o Rev. Aldo Antônio Gonçalves, de março de 1989 a dezembro de 1990. Os demais pastores foram:

- Rev. Jonas de Araújo, de janeiro de 1991 a dezembro de 1992 (2 anos);

- Rev. Izaías Vargas Riveira, de fevereiro de 1993 a dezembro de 1993 (1 ano);

- Rev. José Ilson Venâncio, de janeiro de 1994 a dezembro de 1995 (2 anos);

- Rev. André Luiz Paes, de março de 1996 a dezembro de 1999 (4 anos);

- Rev. Edson Alcântara, de janeiro de 2000 a dezembro de 2002 (3 anos);

- Rev. Aggeu Mariano da Silva, de janeiro de 2003 a dezembro de 2003 (1 ano);

- Revda. Jaqueline Regina Paes Ribeiro, de janeiro de 2004 a dezembro de 2005 (2 anos).

- Desde janeiro de 2006 está nos pastoreando o Rev. André Luiz Paes.

   O Conselho da Igreja atual compõe-se de: Rev. André Luiz Paes, Presbª. Ildete Alves dos Santos, Presb. Claudimir Albiero e Presb. Manoel Paes. O atual Ministério de Ação Social e Diaconia compõe-se dos seguintes irmãos: Diac. Paulo José Paes Mazzuccho, Diacª. Cleibe David Paes, Diacª. Edna Bernini de Oliveira, Diacª. Marli  dos Santos Albiero, Diacª Mônica Bêda Ferreira Sant'anna e Diacª. Jerusa Bêda Ferreira Mazzuccho.

    Ao nosso Deus toda glória e louvor para todo o sempre, amém!

Texto preparado pelo Presbítero Manoel Paes

Nosso templo ao longo da história