Conselho

   Nas igrejas presbiterianas independentes o Conselho é o órgão que administra o rebanho por meio da Palavra de Deus e do Livro de Ordem da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. É formado pelo pastor da Igreja, que sempre é o presidente, e pelos presbíteros e/ou presbíteras, que são oficiais da igreja eleitos pela Assembleia para um mandato de três anos. O pastor é presbítero docente e os presbíteros eleitos são presbíteros regentes. No Conselho, pastor e presbíteros tem a mesma responsabilidade e a mesma condição de autoridade, sem distinção.

    Na IPI Salto, o atual Conselho é formado por quatro membros: o pastor e três presbíteros (sendo uma presbítera).

   São atribuições do Conselho: governar a Igreja na qualidade de representante dos membros da mesma; velar pelo crescimento espiritual do rebanho; providenciar o ensino bíblico e a instrução religiosa dos membros e freqüentadores da comunidade; reunir a Igreja em Assembleia para eleição de oficiais (presbíteros e diáconos) e para nomear Comissão de Exame das Contas da Tesouraria da Igreja; cuidar da orientação espiritual dos fiéis; cuidar da disciplina de todos os membros e departamentos da Igreja, com base nas Sagradas Escrituras e no Código Disciplinar da IPIB; gerir e delegar autorizações para a realização dos serviços da Igreja; dar posse ao Pastor comissionado para o pastorado da Igreja; eleger representante junto ao Presbitério ao qual está jurisdicionado; conduzir a Igreja no trabalho de evangelização; administrar as obrigações fiscais e legais da Igreja junto aos órgãos governamentais, respondendo juridicamente pela comunidade.

   A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil pratica a ordenação tanto de homens quanto de mulheres para o presbiterato (docente e regente) e para o diaconato